Seguro de obra de arte existe? Proteja o que está dentro de casa!

Cobertura para obras de arte que ficam dentro da residência não está entre as coberturas básicas de um seguro residencial. Então, se você precisa dela, terá que contratá-la entre as coberturas adicionais. Porém, não são muitas as seguradoras que oferecem esse tipo de proteção.

Um seguro residencial pode proporcionar diferentes facilidades para a vida do segurado: além de ficar mais tranquilo com as coberturas, que vão desde contra incêndio residencial até contra queda de aeronave, ele disponibiliza assistências 24 horas exclusivas para facilitar a vida do cliente.

Porém, algumas pessoas possuem objetos de grande valor dentro de casa e nem sempre eles estarão cobertos na sua apólice. Por exemplo: você sabe se existe seguro residencial com cobertura para obras de arte?

Cobertura para obras de arte que ficam dentro da residência não está entre as coberturas básicas de um seguro residencial. Então, se você precisa dela, terá que contratá-la entre as coberturas adicionais. Porém, não são muitas as seguradoras que oferecem esse tipo de proteção.

Fique atento: muitas seguradoras deixam claro na apólice que não cobrem alguns objetos em caso de sinistro na residência, como obras de arte, metais e pedras preciosas e joias. Portanto, pergunte à sua corretora quais são os planos que oferecem essa cobertura e quais são aqueles que excluem totalmente esses objetos da proteção. Não seria nada legal ter o seu vaso de um artista contemporâneo finlandês danificado e não possuir cobertura para ele. (ok, talvez você não tenha esse objeto, mas nunca se sabe).

Você sabia que existe uma seguradora que só comercializa seguro de obras de arte?

No mundo inteiro existe apenas uma seguradora que é especialista em seguros de arte. A AXA ART é o único grupo que oferece seguro para obras e coleções de arte personalizados. Com presença em diferentes continentes e países ao redor do mundo, a seguradora tem como clientes colecionadores, museus, galerias e corporações que possuem obras de grande valor.

Alguns objetos para os quais ela oferece cobertura são: obras de arte, fotografias, livros raros e manuscritos, móveis e tapetes antigos, instrumentos musicais e partituras, coleções de vinho, automóveis de coleção e diversos outros objetos que podem ser comercializados em leilões.

Além disso, a empresa conta com uma rede de funcionários que são especialistas em arte: eles participam diretamente na comunidade artística do mundo inteiro e, assim, conseguem calcular os preços das apólices que são personalizadas para cada cliente. Além disso, o segurado conta com uma assessoria especializada em todos os aspectos da gestão de coleções.

Ela já está no mercado há mais de 50 anos e tem como missão proteger os bens culturais para que as próximas gerações possam usufruir deles. Na última semana, a CEO da empresa Christiane Fischer esteve no Brasil na SP-Arte, uma das principais feiras de arte contemporânea na América Latina.

Em uma palestra na Feira, Fischer afirmou que a empresa tem planos de crescer mais e mais no Brasil, assim como aumentam a quantidade de colecionadores, galeristas e instituições culturais. Atualmente, a empresa atua no Brasil com uma parceria com a SulAmérica.

May 3rd, 2016 by A Security Insurance Agency