Muito em breve você vai precisar de um Seguro Auto com proteção contra hacker!

Muito em breve você vai precisar de um Seguro Auto com proteção contra hacker!Com o avanço cada vez maior da chamada “internet das coisas”, diversos itens do dia-a-dia estão se tornando cada vez mais inteligentes: são geladeiras conectadas que sabem quais itens estão faltando e até fazem o pedido de compras para você; luzes que são controladas de acordo com o ambiente externo automaticamente; e claro, os carros que estão cada vez mais conectados, chegando ao ponto de dirigirem sozinhos e saberem a localização exata do seu destino.

São tantos aspectos positivos que às vezes até esquecemos que os negativos existem. E um dos piores riscos que podemos correr nesse cenário de objetos inteligentes são os hackers.

E os riscos que hoje em dia nos deixam de cabelo em pé serão quase extintos, com nossa preocupação se voltando para uma simples pessoa atrás de um computador.

Sem preocupação com batidas de carro

Hoje em dia uma das maiores preocupações é sair de casa e algum desavisado bater no seu carro. Isso pode gerar tanto alguns danos pequenos, reparáveis (e caros) como também danos irreversíveis que podem acabar comprometendo seu carro em totalidade. Mas esse tipo de situação pode estar com os dias contados.

Isso porque o índice de batidas de carro cairão drasticamente com a popularização dos carros automatizados. Segundo estudo da seguradora AXA na Europa, em 2040 veremos uma redução de até 93% dos acidentes com automóveis, já que mais de 70% do carros serão autônomos, sem necessidade de condutores.

Isso é ótimo para nós, já que não teremos mais tantos riscos ao dirigir. Mas está sendo um problemão para as seguradoras que atuam na área de seguro auto, já que estão procurando formas de proteger seu veículo contra ameaças virtuais, como as descritas abaixo.

Cinco riscos que seu carro inteligente pode correr no futuro (próximo).

Hoje em dia, cerca de 20% a 30% dos casos de roubo de automóveis acontecem no momento da ativação do alarme. Pode ser um risco bobo onde se soluciona com mais atenção por parte do motorista, mas com carros cada vez mais automatizados, invadir um sistema de bloqueio ou navegação do seu carro pode não ser mais coisa de ficção científica.

Além desse, a AXA listou 5 problemas que provavelmente farão parte da rotina de preocupações para quem tiver um carro no futuro:

  1. Suas definições de vírus foram atualizadas: Foi-se o tempo em que carros eram meras geringonças cheias de engrenagens e funcionamento mecânico. Hoje em dia, os veículos estão funcionando quase inteiramente por meio de sistemas internos computadorizados. Um exemplo é o sistema de freio, que em carros mais modernos funcionam por meio de um comando computadorizado. Agora, já pensou se seu carro pega um vírus que afete justamente a frenagem?
    Eu sei… não parece muito bom.
  2. Os hackers poderão estar de olho em você: É muito difícil hoje em dia ver alguém dirigindo sem um aparelho GPS ou um celular conectado no Google Maps ou no Waze. Todos esses mecanismos, no entanto, possuem falhas de segurança que podem abrir dados para invasores.
    Em 2010 (há 6 anos!) um hacker na Inglaterra encontrou falhas em mais de 7 mil aparelhos utilizados por motoristas, descobrindo informações sobre as rotas que eles tomavam diariamente.
    Isso é o mesmo que levar seu carro para onde o ladrão está, o que pode afetar diretamente no próximo item…
  3. Roubo de carro a um clique de distância: Já pensou que legal você poder abrir seu carro de forma automática, sem uso de chaves? E que tal dar a ignição com simples comandos?
    É… esse é um sonho dos bandidos também.
  4. Carro (des)controlado remotamente: Um carro com uma conexão Bluetooth, Wi-Fi ou GSM pode ter a mesma vulnerabilidade que seu computador ou smartphone. Só para ter uma ideia, em julho de 2015 controlaram um Jeep Cherokee por meio de controle remoto nos Estados Unidos, ativando freios e volante.
    O pior? O Jeep nem era um veículo autônomo!
  5. Nem só os carros serão hackeados: assim como podemos controlar luzes e câmeras de vídeo por meio da internet, no futuro coisas como semáforos, eletricidade, câmeras e demais itens de trânsito poderão ser controlados pela internet (quem conhece o game Watch Dogs sabe bem como pode ser).

Mas, mas enquanto esses riscos não fazem parte da nossa realidade, você não pode deixar de se preocupar com os riscos atuais: batidas, roubos e pequenos probleminhas mecânicos que seu carro (ainda) não pode consertar sozinho. Ou seja, um seguro ainda é a melhor forma de se proteger.

Que tal fazer uma simulação de seguro auto e encontrar o melhor para você?

May 3rd, 2016 by A Security Insurance Agency