Ataques cibernéticos e transferência de risco

 

Ataques cibernéticos e transferência de risco

Está bastante claro que a evolução da tecnologia e, principalmente, o incremento da conectividade à internet nos últimos anos alavancou a presença de empresas e pessoas no meio digital. Consequentemente, o aumento desse “mundo digital” trouxe maior exposição a eventos de ataques cibernéticos.

Os segmentos de empresas mais afetados por esses ataques são do segmento de saúde, transporte, educação, energia e instituições financeiras. (fonte: 2014 Cost of Data Breach Study).

Os ataques podem desdobrar diferentes prejuízos à empresa, como custo de recomposição de dados, despesas em comunicação e interlocução com clientes, custos adicionais com reparo de sistema, contingência e proteção da imagem. Isso além de custos consequentes do ataque como perda de receita e danos causados a terceiros.

Em 2015 ocorreram casos relevantes de ataque cibernético no mundo. A divulgação de dados pessoais de 32 milhões de usuários do site de relacionamento Ashley Madison. Hackers tiveram acesso às informações pessoais de 2,4 milhões de clientes (nome, endereço, data de nascimento e detalhes bancários, etc.) da rede de lojas Carphone Warehouse. A rede varejista Target se propôs a pagar USD 10 milhões para encerrar um processo movido contra ela por ataques cibernéticos em que dados de 40 milhões de cartões de clientes foram roubados.

Exemplos assim mostram o aumento da exposição das empresas à ataques cibernéticos. Apesar de planos de contingência e elevados gastos no desenvolvimento de softwares e sistemas de proteção, esses gastos mitigam o risco, mas não liquidam a exposição.

A A Security Insurance Agency possui um corpo técnico especialista em riscos cibernéticos, com plena capacidade de avaliar todos os riscos e exposições da empresa. Nossa execução inclui o desenvolvendo de mapas de risco e eventos, quantificando esses itens e estabelecendo matrizes de decisão utilizadas em planos de mitigação e contingência. Nosso objetivo é elaborar um plano de transferência de risco através da contratação da Cobertura de Seguros ideal à empresa.

March 30th, 2016 by A Security Insurance Agency